Conteúdo para toda família

arquitetura

& decoração

CORTINAS

OU PERSIANAS?

No momento de decorar a casa muitas dúvidas surgem e, em um turbilhão de cores, materiais e modelos, qual escolher? E isso acontece também com cortinas e persianas. Qual o ambiente ideal para cada tipo? A projetista e design de interiores, Maiara Raquel de Araújo Piza, que atua há mais de 10 anos no ramo e possui cursos técnicos em móveis e ambientações 3D, ajuda a esclarecer essas dúvidas.

Ela explica que as cortinas são usadas nos ambientes já há muito tempo na história, porém ainda permanecem duvidas quanto a sua utilização. “Como existem vários modelos disponíveis no mercado, há muita dificuldade em escolher. As dúvidas estão entre curta ou longa, clara ou escura, com blackout ou sem blackout? O melhor é definir a necessidade do ambiente em que será instalada e entender que, além da função fundamental de tornar o lugar mais acolhedor, sua escolha também pode provocar sensações de amplitude para o ambiente”.

 Mais do que compor a decoração, as cortinas e persianas também garantem a privacidade e luminosidade na proporção exata aos ambientes. Para não falhar na escolha, deve-se observar alguns detalhes como em não errar na medida. “Persianas, por exemplo, devem-se passar 10 cm nas laterais, parte inferior e superior, dependendo do modelo escolhido, é claro. Já as cortinas de tecido, se o pé direito for baixo, instale-a mais próxima possível do teto  para dar a sensação de amplitude”.

No momento de escolher pelo tipo de tecido é importante considerar os elementos internos, como móveis e decorações. Conforme Maiara, ambientes muito coloridos exigem cortinas de cores mais neutras, de outro modo, ambientes mais calmos e sem muita coloração, exigem tipos mais alegres e estampados. ”Há uma enorme variedade em tecidos como voil, linho, seda, renda, fibras naturais, algodão, tergal, shantung, entre outros Para manutenção mais fácil, a dica são os tecidos sintéticos e voil, enquanto a seda e o linho, para ambientes mais imponentes”.

Se a finalidade for também escurecer o ambientes, a dica é usar os blackouts em conjunto com a cortinas, que existem em 2 modelos:  PVC que veda 100% a claridade e o no próprio tecido que bloqueia 70% a luminosidade.

Assim como as cortinas, as persianas são fundamentais para compor a decoração. Além do papel de equilibrar ou vedar a luminosidade e preservar a privacidade do ambiente, alguns modelos contam com a função  térmica e acústica. “Podem ser confeccionadas em uma variedade enorme de materiais como madeira, bambu, metal, PVC, juta, entre outros. Os modelos existentes no mercado são  as  persianas verticais, horizontais, double Celula, Rolo, Romana, Painel, Celular, Plissada.  Nos modelos horizontais você pode utilizar a motorização com muita praticidade através do controle remoto. Se você ainda tem dúvida em como escolher a sua venha até a Maiara Cortinas que iremos te auxiliar”, finaliza.

 

Consultoria

 

MAIARA CORTINAS

AV. CONDE RIBEIRO DO VALLE, 95

TELEFONES: (35) 3551-0570  |

(35) 99916-8306  | (35) 99923-5306

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG