Conteúdo para toda família

COORDENADORA FALA SOBRE O

NOVO CURSO DE PSICOLOGIA DO UNIFEG

O Centro Educacional da Fundação Educacional Guaxupé disponibiliza aos estudantes da região o curso de Psicologia. O credenciamento aconteceu neste ano depois de um trabalho muito bem realizado da universidade junto ao Ministério da Educação - MEC. A primeira turma conta com 50 alunos e já cursa o primeiro semestre do curso.

A reportagem esteve com a psicóloga Juliana Setem Carvalho Tucci, formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - , conta com especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo Instituto de Psicologia – USP - SP, possui mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP - RP (1997) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP - RP (2002). Ela também  coordena o Curso de Especialização em Psicoterapia Analítico-comportamental do PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento em Ribeirão Preto, onde ainda atua como supervisora e psicóloga clínica. No Unifeg, é professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Psicologia. Confira a entrevista e conheça mais do curso.

Como a senhora define a psicologia? Quais áreas abrange? A psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos dos seres humanos e  seus processos mentais, bem como suas interações com o ambiente físico e social. A função dos psicólogos é tentar compreender os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e as funções cognitivas.

A Psicologia hoje, contribui em várias áreas de conhecimento.  A formação do psicólogo o habilita a atuar em diferentes áreas da psicologia, dentre elas podemos citar: a Psicologia Escolar ou Psicologia Educacional, a Psicologia Organizacional e do Trabalho, a Psicologia de Trânsito, a Psicologia Jurídica, a Psicologia do Esporte, a Psicologia Clínica, a Psicologia Hospitalar, a Psicopedagogia, a Psicomotricidade, a Psicologia Social e a Neuropsicologia.

Estas diferentes áreas de atuação permite que o Psicólogo trabalhe em contextos bem diversificados, tais como: consultórios, clínicas especializadas, hospitais, empresas, associações profissionais, esportivas e comunitárias, organizações governamentais e não-governamentais de diferentes especificidades, órgãos de planejamento de políticas públicas, órgãos da justiça e da administração penitenciária, institutos de pesquisa, organizações de publicidade e propaganda, dentre outros.

 

O curso Se divide em quantos períodos? Quais matérias são lecionadas?

O Curso de Psicologia, modalidade presencial, do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, tem periodicidade semestral e o tempo mínimo de integralização é de 10 semestres, ou seja, 5 anos. O turno de oferecimento é matutino e noturno.

A forma de ingresso no Curso se dá pelo processo seletivo. Podem participar do processo seletivo, que tem ingresso anual, pessoas que tiverem concluído o curso de Ensino Médio ou equivalente, bem como aquelas portadores de diploma de conclusão de curso superior devidamente registrado.

O curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário UNIFEG está inserido na instituição como um dos cursos que enriquecem a formação na área das Ciências Humanas transbordando e ancorando-se fortemente na área da Saúde. Sendo assim, decidiu-se que o referido curso ofereça um conjunto amplo de disciplinas, projetos, atividades (profissionais e comunitárias) e estágios voltados para essa área, em ambiente de formação de equipes multiprofissionais em saúde.

Sua estrutura curricular é composta por disciplinas que compõem o Núcleo Comum e o Núcleo de Formação Profissional, estando à disposição do aluno duas ênfases: Ênfase I – Psicologia e Processos de Gestão ou Ênfase II - Psicologia e Processos Clínicos.

O perfil que o curso almeja em sua formação inclui nas opções ofertadas o profissional atuante, na ênfase em Psicologia e Processos Gestão, que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. Outro perfil almejado no curso diz respeito à Psicologia e Processos Clínicos no qual o egresso deve ter concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.

 

Como é o dia a dia do curso?

A realidade atual do municio de Guaxupé nos apresenta um grande desafio nos termos de modernidade e competitividade e a criação do curso de Bacharelado em Psicologia busca a superação desse grande desafio por meio da oferta de uma formação que possibilite a definição de um perfil profissional adequado ao mercado de trabalho atual completando, ao mesmo tempo, a Psicologia como ciência e profissão.

Na cidade de Guaxupé, o varejo e a prestação de serviços são diversificados. O município vem assistindo a um novo processo de industrialização, principalmente por meio de pequenas e médias empresas concentrada nas áreas de confecções e calçados, embora já ganhem destaque as empresas de fiação do cobre e de montagens elétricas. Cabe destacar a agropecuária como setor marcante na economia do município. A produção cafeeira, considerada o “carro-chefe” da economia local, é marca internacional da economia guaxupeana. A cidade conta, também, com a criação de gado leiteiro, rebanho de suíno, equinos e galináceos. A realidade atual do municio de Guaxupé nos apresenta um grande desafio nos termos de modernidade e competitividade e a criação do curso de graduação Bacharelado em Psicologia busca a superação desse grande desafio por meio da oferta de uma formação que possibilite a definição de um perfil profissional adequado ao mercado de trabalho atual completando, ao mesmo tempo, a Psicologia como ciência e profissão. Perante esse contexto, nota-se que Guaxupé e região possuem condições e infraestrutura em expansão, capaz de absorver os futuros Psicólogos formados pelo UNIFEG, assim como proporcionar importantes experiências de prática profissional aos alunos.

 

Como reconhecer uma pessoa vocacionada para o curso?

A vocação para ser psicólogo está ligada à necessidade de ajudar. O psicólogo é um profissional que se interessa pelas experiências humanas com o mínimo de preconceito. Acredito que a principal característica que este profissional deva ter é “gostar de pessoas, por mais diferentes que possam ser de você”.

 

 Após concluído, como é o mercado de trabalho e quais demandam psicólogos?

Pretende-se que o Psicólogo formado no curso de psicologia do Centro Universitário UNIFEG seja um profissional generalista, comprometido com a integralidade, universalidade, busca de equidade e incorporação de novas tecnologias, saberes e práticas em saúde e comprometido com os problemas sociais e com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade humana, tendo uma visão humanística.

A cidade de Guaxupé apresenta muitos desafios sociais, desafios institucionais públicos e desafios organizacionais. Neste sentido, o curso de graduação Bacharelado em Psicologia terá importância crucial na formação de equipes e profissionais para atuar nas instalações e operações dos Programas de Saúde da Família, dos Centro de Apoio Psico-Social (CAPS), das Escolas (principalmente municipais), nos Conselhos Municipais (Criança e Adolescente, Idoso, Tutelar entre outros) na prestação de serviços no setor privado produtivo (áreas de Recursos Humanos e Coaching) e, essencialmente, na oferta de serviços pessoais da área da psicologia. Destaca-se assim que o curso de graduação Psicologia do UNIFEG responde a uma demanda de emergência social.

 

Como é a infraestrutura do curso no Unifeg? Quantos alunos já cursam?

O curso conta com toda a infraestrutura do Centro Universitário incluindo salas de aula climatizadas, Espaços Convivência, Áreas de Lazer e uma Biblioteca com um vasto acervo de livros de Psicologia.

Os laboratórios especializados destinados ao curso de Psicologia do UNIFEG e já implantados são os seguintes: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Psicologia Experimental, Laboratório de Estudos sobre o Comportamento Humano, Laboratório de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem e Laboratório de Aplicação de Testes Psicológicos/ Psicométricos. Encontra-se em processo de implantação a Clínica de Atendimento Psicológico.

A primeira turma de Psicologia ofereceu 50 vagas no período noturno e todas as vagas já foram preenchidas.

 

 

 

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG