Conteúdo para toda família

Psicologia
Marcia Nehemy

DEU A LOUCA

NO MUNDO

Uma expressão muito conhecida. Provavelmente, muitos de nós ouvimos. Tem também um filme, ou mais, não me lembro, com esse título. E, na verdade, tudo virava um verdadeiro caos!

Por ser especialista em Sexualidade também, sou frequentemente, questionada por pessoas próximas, ou me convidam para um debate, simpósio, etc. O tema é sempre o mesmo: “o que está acontecendo com as pessoas? Suas escolhas sexuais? Por que dessa mudança? Acabaram os valores? E o respeito? Não temos mais padrões? Os papéis acabaram? Se inverteram? O que dizer para os nosso filhos?

Qual a melhor forma de explicar se nem mesmo eu estou entendendo ou mesmo, me sentindo confortável com todas essas mudanças? No meu tempo não tinha nada disso! E por ai vai. Nós, pessoas com mais de 40-45 anos, provavelmente já nos perguntamos a nós mesmos: onde vai dar tudo isso?!

Para ser sincera, está tudo muito chato! Tudo é preconceito e socialmente incorreto. Uma piada, já não é mais tão engraçada, uma vez que, felizmente, aprendemos a rir de nossas mazelas, tropeços e burrices! Não se pode esculhambar com nada que antes dávamos gargalhadas e estas faziam bem para o nosso corpo, espírito e alma! E como nos divertíamos! Era engraçado e ponto! E a vida segue.

Ouvindo um professor de uma excelente Universidade dos EUA - que adoram pesquisas - disse que o mal dessas novas gerações é a FALTA DA VITAMINA N! Passada a surpresa, me confraternizei com ele em gênero, número e grau! Na pesquisa ele demonstra, as consequências terríveis da falta dessa “ VITAMINA N”, ao longo de toda uma vida! O quanto é prejudicial para pessoa e todos que conviverem com ele! Um sofrimento para todos!️

Essa tal de VITAMINA N, é na verdade, a dificuldade e a falta de informação por parte dos pais- educadores - de simplesmente dizer NÃO, isto é, de saber colocar limites! O MAIOR ATO DE AMOR que eles podem e devem executar!

Nós seres humanos precisamos e precisaremos sempre de nos confrontarmos com limites! Ninguém é absolutamente livre nesse mundo! Vamos conquistando aos poucos nossa liberdade e o preço dessa conquista é nossa eterna vigilância! Precisamos de limites para saber como nos conter, pois ninguém nasce sabendo.  O abraço é um limite amoroso de que todos  sentimos falta. Ele nos contém, nos aconchega, e isso nos traduz que somos amados! Claro, estou fazendo uma analogia simbólica do limite de um abraço com os limites que necessitamos para nos sentirmos cuidados e  pertencentes a um grupo ( família, amigos) que realmente se importam conosco!

  Ninguém pode tudo. É enlouquecedor. Michael Jackson  não suportou a falta de limites e até branco ele podia ser. Morreu por falta de limites! Com tanto amor(?).

 Parte das minhas respostas, se encontram aí.  Içami Tiba - meu grande e admirado professor - nos deixou vários legados. Um deles é um livro chamado: “LIMITES”  ou QUEM AMA EDUCA”. Vale a pena para todos nós começarmos a entender, porque  “deu a louca no mundo”!

Ao menos vamos acompanhar melhor este mundo louco, que se nos apresenta. Tenho esse vídeo, que falo da pesquisa, se alguém se interessar, me mande seu e-mail e lhe encaminho!

Marcia Bittar Nehemy

A AUTORA é  Psicóloga Clínica, com título de Especialista em: Psicologia Clínica Hospitalar, Psicoterapia Breve, Psicoterapia de Casal,  familiar e  em Sexualidade Humana. Contato:

Rua Antonio Lapa, 1217 - Telefone: (19)  99771-6063.

INSTAGRAM

Curta esta página no Facebook

Poste no seu Twitter

© EDITORA MÍDIA LTDA | Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 | 2º Andar | Sala 8

Telefone: (35) 3551-2040 | Cep 37800-000 |  Guaxupé | MG